Barcelona critica punição recebida no TAS e pede revisão de regra da Fifa




O Barcelona divulgou nesta terça-feira sua posição oficial a respeito da pena imposta pelo Tribunal Arbitral do Esporte (TAS), que proibiu o clube de contratar jogadores até janeiro de 2016. A decisão já havia sido tomada pelo tribunal, e foi ratificada também nesta terça-feira.
O presidente do clube, Josep Maria Bartomeu, manifestou a insatisfação da instituição pela decisão tomada. Em comunicado oficial, o dirigente chamou o veto de "injustiça", e afirmou que a proibição do TAS, acatando a um pedido da Fifa, foi "desproporcional".
"Hoje foi cometida uma grande injustiça. Uma injustiça para o Barça, para as crianças e para as família afetadas por esta resolução. Para todos os sócios e nosso clube e também para o mundo do futebol em geral", afirmou Bartomeu. "Considero esta sanção da Fifa desproporcional. A resolução do TAS, dando razão à Fifa, não é boa para nós e está fora de toda a lógica esportiva."
O Barcelona foi punido pela Fifa e pelo TAS por irregularidades na contratação de menores de idade. O presidente do clube, entretanto, contra-atacou, e disse que a medida não torna o futebol mais seguro, como as entidades desejam.
"A Fifa e seu presidente devem ser uma organização que projeta o mundo do futebol. Com decisões como esta, eles se afastam deste objetivo. Não nos sentimos amparados, nem protegidos por quem deveria fazê-lo", criticou Bartomeu, que foi além.
"Priorizou-se o cumprimento rígido de uma norma mal redigida, em detrimento do espírito que inspira esta norma. Criou-se um precedente que não é bom para o futebol, e que quis manchar a imagem de nosso clube", completou.
O presidente azul-grená anunciou que, "a partir de hoje", seu clube lutará para mudar a regra para a contratação de menores de idade. Em seu pronunciamento, Bartomeu cobrou uma nova posição da Fifa, para que "nenhum outro clube no mundo sofra esta injustiça".
"No entanto", segundo ele, "posso garantir aos sócios (do Barcelona) que a sanção não coloca em risco o projeto esportivo de La Masía", disse o dirigente, referindo-se ao centro das categorias de base do Barça.
"Por um lado, contamos com categorias de base com garantias suficientes para cobrir as possíveis necessidades da equipe principal. Por outro, é preciso levar em consideração que os reforços que contratamos no meio do ano, prevendo o que acabou acontecendo, nos permitirão brigar por todas as competições que participamos até que cumpramos a pena", encerrou.
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »
Obrigado pelo seu comentário